
O óleo essencial de lavanda é muito conhecido, e pode oferecer grandes benefícios para a saúde em diferentes áreas do corpo e do organismo. Essa substância é muito citada pela cor, aroma, leveza em seu processo de uso e aplicação.
Inicialmente, o termo “lavanda” tem origem do termo da língua latina “lavare” que significa “lavar”. Sendo assim, ele é conhecido desde os tempos do Antigo Egito quando o utilizavam para o processo de mumificação. Os historiadores relatam que até Cleópatra usou essa a substância até o dia de sua morte.
No decorrer dos séculos e milênios, seja na Antiga Roma, nas Grandes Navegações e com a Revolução Industrial, a lavanda sempre foi usada em banhos. Da mesma forma também foi muito utilizada para processos de purificação da pele e para a fabricação de perfumes e sabonetes.
Até os dias atuais, percebemos a presença dessa substância em shampoo, sabonetes com composição mais avançada e até em sabão em pó. Porém, o óleo tem conquistado cada vez mais adeptos por causa dos resultados gerados para a saúde corporal e mental.
Inicialmente, na forma de óleo não provoca irritações na pele, relaxa e acalma.
O óleo essencial de lavanda e para que serve
Como falamos anteriormente, o óleo essencial de lavanda não irrita a pele e não apresenta contraindicações. Certamente trata-se de um dos óleos essenciais mais conhecidos entre as terapias alternativas de tratamento da pele e da saúde. Ele é indicado para acalmar os nervos, relaxar a pele e os músculos, combate a ansiedade e depressão, reduz a tensão muscular, incentiva o sono, além de ser antisséptico e antibacteriano.
Portanto para quem está começando no mundo dos óleos essenciais, o óleo de lavanda é um dos mais citados para os iniciantes. Ele é polivalente e pode ajudar até a melhorar a saúde capilar e do couro cabeludo.
A cura de doenças
Ao ser utilizado da forma correta, ele pode tratar muitos males da mente e do corpo, de acordo com o que listamos a seguir:
- Pressão na cabeça;
- Desequilíbrio na saúde mental;
- Problemas relacionados à ansiedade;
- Dificuldades para dormir e insônia;
- Melancolia e depressão;
- Dor de cabeça;
- Perda de cabelo;
- Enjoo e náusea;
- Problema com acne e espinhas;
- Dor de dente;
- Dor no rosto;
- Pele irritada;
- Em casos de câncer pode ajudar a aliviar as dores em determinadas regiões.
A importância da aromaterapia
O óleo essencial de lavanda faz parte do conceito de importância da aromaterapia. Sabemos que a aromaterapia é um conjunto de terapias para o ambiente, o corpo, o organismo e a mente como forma de propiciar equilíbrio e paz interior.
Sendo assim, o uso do óleo e da fragrância dessa substância ajuda a promover a paz, a calma e o bem-estar. Também ajuda a reduzir o estresse, controlar a ansiedade e aliviar as dores. Em casos de cólicas menstruais, a lavanda em conjunto com a sálvia e a rosa é muito indicada.
Como utilizar o óleo essencial de lavanda?
Ao utilizar esse valioso óleo é indicado inserir a substância através de um difusor de óleos com um pouco de água (sem comprometer a concentração) e adicionando algumas gotas do óleo na solução.
Para melhorar o ambiente, é indicado borrifar a solução nos cantos da sala e do quarto como forma de gerar mais relaxamento.
Contra a dor de cabeça
Essa substância também é importantíssima para tratar de dores de cabeça, pressão na nuca e reduzir o nervosismo. Nesses casos, deve ser usada à noite antes de dormir para acalmar a região da cabeça e ajudar no sono.
Ajuda na massoterapia
No processo da aplicação da massagem, a aplicação do óleo essencial de lavanda na pele ajuda a abrir os poros e a melhorar o relaxamento. O seu aroma melhora as dores no corpo causadas pelo cansaço corporal.
Ingestão
Ele pode ser ingerido não somente como óleo, mas também em forma de chá para reduzir a perturbação do sono, e acima de tudo reduzir a inquietação e melhorar a dor estomacal.
Indicado para a saúde do cabelo e da pele
Em seu uso tópico, ajuda a incentivar o crescimento dos cabelos, a proteger o couro cabeludo e tornar os fios mais saudáveis e sedosos. Até para recuperar áreas onde ocorreu quedas de cabelo, o uso de óleo essencial de lavanda ajuda a incentivar a recuperação das raízes e o crescimento capilar.
Para a pele, é muito indicado para tratamento de queimaduras, acnes, eczema e até assaduras. Para aplicar na pele é indicado diluir no óleo de coco.
Contra a insônia
O óleo essencial de lavanda ajuda a combater a insônia e qualquer outro tipo de dificuldade para dormir. A lavanda é importantíssima para acalmar e tranquilizar a pessoa para ter sono natural. e também a pessoa ainda pode adicionar pétalas de rosas e flores na cama para melhorar o ambiente.
Bom para o banho
Imagine fazer e tomar aquele banho relaxante? Esse óleo ajuda a aliviar a tensão de todo o corpo e trata a pele de uma só vez.
Caso queira apenas cuidar dos pés, você pode aplicar somente nesta região do corpo colocando duas colheres de sal e quatro colheres de óleo essencial de lavanda numa bacia escaldada.
Outros tratamentos
Para tratar picadas de insetos essa substância é muito útil, lembrando que muitos medicamentos para tratar de picadas são feitos com lavanda em sua composição. Portanto ao utilizar o óleo puro, basta aplicar uma ou duas gotas misturadas com aloe vera na região da pele atingida.
Experimente o óleo essencial de lavanda!
Portanto, estamos falando de uma substância que ajuda no tratamento de muitas doenças, melhora o sono e eleva a energia positiva do ambiente. Para a massagem, por exemplo, é muito indicado para suavizar a massagem, reduzir o estresse e relaxar o músculo.
Na pele, pode ser aplicado puro ou misturado com outros óleos vegetais, como o óleo de amêndoa doce. A massagem feita com lavanda ajuda a reduzir os riscos de reumatoide e artrite. Também atua em casos de problemas respiratórios como rinite sinusite que, ao ser inspirado através de toalha com água fervente, alivia os sintomas.
Vale a pena conhecer os poderes terapêuticos do óleo essencial de lavanda e aplicar sempre que necessário!
Espero que tenha sido útil para você as informações desse artigo.
Um abraço, João Vasconcelos
2 comments on “Principais Benefícios do Óleo essencial de lavanda!”