
Os óleos essenciais para resfriados são excelentes para melhorar nosso quadro clínico em dias mais frios. Ao utilizar estes óleos constantemente, os benefícios para nosso organismo serão muitos. Vamos falar sobre eles mais adiante.
Graças aos recursos naturais, há a possibilidade de curar resfriados de muitas maneiras, como por exemplo, por meio de infusão de ervas ou fazendo uso de alguns óleos.
Dentre as propriedades dos óleos de resfriados podemos dar destaque para antibacterianos e antimicrobianos, essas propriedades podem ajudar na expulsão dos germes que nos deixam adoecidos, e com isso, nosso sistema imunológico ficará mais forte.
Assim, conseguimos fazer com que os resfriados sejam eliminados de nossas vidas o mais breve possível, procure saber sobre as propriedades dos óleos e veja quais óleos são ótimos para resfriados antes de começar sua mistura.
Veja a seguir, o que são óleos essenciais e porque estes óleos realmente trazem benefícios para a nossa saúde, depois vamos falar sobre os óleos essenciais para resfriados.
O que são óleos essenciais e aromaterapia
Podemos utilizar os óleos essenciais e a aromaterapia para o tratamento de doenças sem problema algum, este é um caminho natural e também conhecido como holístico para a cura de doenças, pois utilizamos os benefícios das plantas, árvores e flores
Os óleos que utilizamos dentro da aromaterapia devem ser retirados da planta sempre. Existem métodos diferentes para realizar a extração, que comumente pode ser por inalação de vapor, deve ser retirado da parte mais abundante da planta.
Temos que ter cautela na hora de retirar o óleo, já que este retém a essência da planta. Nesta parte da planta encontramos as vitaminas, os minerais e demais propriedades curativas, estas propriedades quando utilizadas adequadamente, podem nos proporcionar conforto e alívio.
Já a aromaterapia nada mais é do que um método onde utilizamos os óleos aplicando sobre o corpo. Podemos realizar uma massagem sobre a região que está doendo, para esta finalidade é importante diluir o óleo em óleo transportador.
Ao passar o óleo sobre o nosso corpo, podemos conquistar benefícios imediatos para nosso problema, e em seguida, temos capacidade para realizar atividades comuns, como trabalhar e estudar, por exemplo.
Métodos de uso
A inalação é outro método que podemos tentar, mas para isso temos que utilizar um difusor ou usar somente algumas gotas do óleo escolhido em um lenço de papel ou tecido e então inspirar. No banho, devemos adicionar somente algumas gotas, ou usar um spray para o travesseiro à noite, e por fim, aplicar sobre nossa pele.
Jamais passe o óleo na pele sem antes misturar em um óleo transportador. Na forma natural, os óleos essenciais são muito potentes, o que poderá provocar lesões na pele, como por exemplo, queimaduras na garganta.
Problemas como erupção cutânea também são comuns. Respeite as quantidades que são diferentes para cada diluição, “p. 2,5%, 5%”, seja prudente e realize uma pesquisa com muita antecedência, principalmente se já estiver em tratamento médico.
Use como óleo transportador, o azeite e o óleo de coco. Estes óleos trazem diversos benefícios ao nosso organismo. Principalmente quando misturamos com outros óleos é possível obter vários benefícios duradouros para nossa saúde.
Existem médicos que já indicam a aromaterapia como método alternativo, mas por outro lado, podemos encontrar médicos que são céticos quanto ao uso desse método alternativo.
Já podemos consultar pesquisas que revelam que, a aromaterapia faz bem para resfriados. Veja abaixo, um aviso importante com relação aos óleos essenciais para resfriados, observe com cuidado, e na dúvida não deixe de consultar seu médico.
Podemos utilizar a aromaterapia para tudo, logo, se já estiver fazendo uso de algum medicamento, procure seu médico com antecedência para não ter maiores contra-indicações, sempre vamos reforçar a importância de se consultar com um médico antes de usar a aromaterapia.
Óleos essenciais para resfriados
Sabemos que o congestionamento nasal pode ser muito desagradável para algumas pessoas, temos problemas com o olfato, e por isso, podemos ter dificuldades respiratórias.
Nossos seios nasais podem estar bloqueados, se desejamos respirar melhor os óleos podem aliviar nosso nariz e pulmões. Veja a seguir, quais os óleos essenciais para resfriados que podemos ter em casa:
- Óleo de menta, eucalipto, árvore do chá (tea tree), óleo de orégano;
- Óleo de lavanda, que também pode ajudar com as dores de cabeça associadas e óleo de alecrim.
Estes óleos podem ser muito fáceis de serem encontrados, podemos comprar em lojas online ou em lojas físicas que sejam especializadas em produtos naturais. Óleos como o de eucalipto, por exemplo, possuem propriedades que podem trazer alívio para o resfriado.
Podemos fazer uso do óleo de hortelã-pimenta, pois podem deixar abertas as vias aéreas, auxilia também na limpeza do muco, este por sua vez, pode provocar congestão nasal.
Se optar por inalar o óleo de hortelã-pimenta é possível conseguir um efeito refrescante na parte interna do nariz, os espirros podem acabar deixando a região um pouco mais irritada.
Com relação ao óleo de hortelã-pimenta, um dos ingredientes mais importantes é o mentol, em muitos medicamentos para resfriados podemos encontrar esta substância.
Ao utilizar o hortelã-pimenta podemos ajudar o organismo a combater as bactérias, as propriedades do óleo também podem diminuir a inflamação. Utilize difusor para fazer com que o óleo se espalhe mais rápido no ambiente, ou com apenas algumas gotas na água do banho.
Ainda para resfriados, podemos citar também o eucalipto. Este pode ser útil no banho de vapor para nos ajudar a relaxar. Seu principal composto é o cineol, este atua na redução de coriza e também diminui as dores de cabeça.
Uso na pele
Em alguns produtos para a pele, podemos encontrar o óleo da árvore do chá, este também pode ser utilizado como remédio para resfriado. Uma de suas principais funções é de diminuir o congestionamento dos seios, pois ataca diretamente os vírus e bactérias que provocam o resfriado.
Este óleo também pode ajudar a excluir a inflamação, por isso, com o passar do tempo podemos respirar melhor, e a sensação de nariz escorrendo também é eliminada. Para experimentar este óleo da melhor maneira possível, devemos utilizar difusor e assim fazemos a inalação do perfume.
Outros óleos que podem ser bons para a saúde é o óleo de orégano e o óleo de sálvia estes podem combater diretamente a congestão sinusal, ambos possuem propriedades antibacterianas. As propriedades do óleo de orégano atrapalham o crescimento das bactérias, e podem evitar até o surgimento de problemas mais graves como a sinusite.
Outro óleo bastante versátil, é o de lavanda, em um dia muito estressante, suas propriedades podem nos deixar mais relaxados, podemos ajudar na diminuição do inchaço nos seios e na face, e por isso, conseguimos dormir melhor.
Seu modo de usar é muito simples, e podemos encontrá-los em qualquer loja de produtos naturais. No entanto, para resfriados, o melhor método de utilizar óleos é por meio da inalação, podemos sentir o perfume em todo o ambiente.
Confira a autoajuda para lidar com resfriados
Não existem apenas os óleos essenciais para resfriados para nos ajudar, é possível encontrar outras técnicas para deixar nossa respiração livre e descongestionada.
Mesmo com resfriado, ainda sim podemos realizar atividades comuns do dia a dia, como por exemplo, trabalhar, estudar, etc. Sabemos que o resfriado não é uma doença grave, mas pode gerar desconforto para muitas pessoas.
Quando estamos com resfriado, automaticamente nosso sistema imunológico enfraquece, e os óleos essenciais para resfriados podem nos auxiliar neste sentido, até porque com sua ajuda podemos combater os vírus do resfriado.
Depois de utilizar os óleos, ou então de tomar as medicações receitadas pelos médicos, ainda sim, permanecemos vulneráveis quanto ao vírus. Por isso, até que o vírus desapareça por completo, é fundamental nos manter afastados de multidões.
Temos que descansar o máximo possível, para ajudar nosso metabolismo. Muitos especialistas indicam o descanso como forma de fazer com que a pessoa tenha mais energia, depois que o vírus sumir completamente.
Para combater o congestionamento nasal, devemos seguir corretamente as instruções que foram passadas aqui no artigo até agora, para não errar na mistura dos óleos, nunca é demais lembrar que a pesquisa é extremamente necessária.
Não se esqueça de tomar muita água, de acordo com a OMS uma pessoa comum deve ingerir 2 litros de água por dia. Prefira alimentos que tenham vitaminas e minerais, de modo especial o ferro, frutas e legumes podem deixar o organismo mais forte. As frutas cítricas contém alto teor de vitamina C, que é muito bom para combater a gripe.
Outro recurso importante, podem ser as famosas pastilhas que também tem vitamina C. A escolha dos recursos disponíveis vai depender do quadro clínico de cada pessoa, e é o médico quem deve dar o diagnóstico completo.
Outras aplicações
As gotas nasais salinas também podem trazer um certo alívio, para ter maior efeito, temos que analisar a temperatura do ambiente, pois não pode ficar muito quente, nem muito frio ou muito úmido. Senão tomar cuidado, seu entupimento nasal pode piorar com o passar do tempo, se a sala estiver fria demais sua garganta também pode inflamar.
Ambientes que são muito úmidos podem acabar provocando fortes dores de cabeça, por isso, temos que ressaltar sobre a importância de saber controlar a temperatura do ambiente onde a pessoa com resfriado está.
É possível analisar alguns casos onde o resfriado pode desaparecer de forma misteriosa, mas isso pode variar de pessoa a pessoa, pois tudo depende de como o organismo vai reagir.
Quando o resfriado se transforma em uma tosse, o tempo de cura mesmo que utilize os óleos essenciais para resfriados pode demorar. Caso perceba que seu peito está dolorido, ou que o espirro está com uma cor mais escura do que o normal, pode ser alguma inflamação no pulmão, então procure seu médico imediatamente.
Para esta finalidade, os óleos essenciais para resfriados não bastam, é primordial seguir orientações médicas e utilizar antibióticos para ajudar a matar vírus e bactérias.
Os óleos essenciais para resfriado e nosso guia de autoajuda devem ser suficientes para te ajudar a voltar ao trabalho com mais saúde e qualidade de vida. Se perceber que já está disposto para voltar ao trabalho, e que não vai apresentar risco para seus colegas, então informe ao seu supervisor.
No ambiente de trabalho, onde há uma maior concentração de pessoas, o risco de contaminação pode ser ainda maior, então fique atento aos sinais, caso haja irregularidades volte ao médico imediatamente, preserve a vida de outras pessoas também.
Outros benefícios
Embora possam oferecer diversos benefícios para a saúde do homem, os óleos essenciais para resfriado podem tratar de outros problemas. Podemos citar como por exemplo, sono, sintomas menstruais e da menopausa, disfunção erétil, alopecia, efeitos colaterais relacionados à quimioterapia.
É possível citar outros problemas como artrite e articulações, condições de dor crônica, dores de cabeça. Também ajuda em enxaquecas, ansiedade, depressão, e estresse, os óleos podem ajudar em boa parte desses problemas e nos dão mais qualidade de vida.
Podemos encontrar ao menos uma especialidade para cada óleo, seu uso é completamente versátil, um exemplo clássico é o óleo de lavanda, é permitido seu uso para tratar diversos tipos de patologias. Se está em dúvidas quanto ao uso ou mistura dos óleos, procure ajuda de um especialista que já possua ampla experiência.
Respeite as quantidades indicadas para diluir o óleo, de acordo com o problema que será tratado. Um erro poderá trazer consequências irreversíveis aos pacientes, os profissionais de terapia holística e de aromaterapia sabem muito bem que devem respeitar as quantidades de óleos que serão diluídas.
Se tem interesse em se aprofundar cada vez mais sobre o tema abordado no artigo, pesquise e faça cursos, graças à internet é possível encontrar bons blogs e cursos online para aperfeiçoamento. Não esqueça de utilizar o óleo transportador sempre que for passar o óleo sobre a pele, para evitar danos como queimadura.
Depois de seguir estes cuidados, certamente sua vida não será mais a mesma graças aos óleos essenciais para resfriados, que possuem muitos benefícios e podem nos deixar com mais qualidade de vida.
Em outras palavras…
Os óleos essenciais para resfriados podem nos ajudar e muito, logo, nunca é demais orientar que, temos que fazer uma ampla pesquisa para saber qual óleo é melhor para nosso organismo. NÃO DEIXE DE ACOMPANHAR NOSSAS DICAS.
Queremos transformar nossa sociedade em uma sociedade completamente natural.