
Você sabia que é possível obter cura de alergias por meio de óleos essenciais que são bons para alergia? Pesquisas na Austrália e na Nova Zelândia mostraram que, para alguns tipos comuns de alergias podemos tratar naturalmente, mas muitas pessoas ainda não sabem disso, e estão vivendo com este desconforto sem saber que existe uma cura.
Por exemplo, se há uma alergia relacionada a problemas respiratórios, devemos pedir conselho médico com certa urgência, principalmente se esta alergia está nos causando incômodos graves, e impedindo a realização de atividades do dia a dia.
É possível tratar este tipo de alergia sem o uso de medicamentos industrializados. Medicamentos como anti-histamínicos, podem causar certos efeitos colaterais, como a sonolência, por exemplo. A sonolência não é bom, e pode afetar a vida de qualquer ser humano.
Por apresentar efeitos colaterais desagradáveis, é que muitas pessoas estão buscando por métodos naturais para tratar suas alergias e assim podem ter uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, elas conseguem aproveitar mais o tempo, e se dedicar ao que mais importa.
Definição de óleos essenciais
Óleos que são extraídos das flores, árvores e plantas, nada mais é do que a simples essência da planta, árvore ou flor. Recurso mais natural que encontramos na natureza, e pode nos proporcionar benefício da cura, pode tratar doenças diversas, como o câncer, por exemplo.
O método utilizado para a extração pode variar, logo, o mais conhecido é a extração a vapor. Assim, o óleo não será prejudicado ou mesmo alterado, mantendo suas propriedades. Contudo, cabe ao aroma terapeuta decidir sobre qual óleo orgânico irá utilizar.
Temos que pesquisar, pois no mercado existem diversas opções disponíveis. Para ajudar na escolha, primeiro temos que diagnosticar o problema, e depois, podemos decidir sobre qual óleo utilizar, assim vamos dar ao usuário a possibilidade de se tratar naturalmente.
Usar os óleos essenciais que são bons para alergia pode ser conhecido como aromaterapia. Pois é o perfume natural das plantas é que nos trás o conforto e a cura. Seus cheiros costumam ser bem fortes, e podem atingir especificamente uma determinada parte do corpo.
Podemos citar como um exemplo clássico, a lavanda, que pode ser usada para tratamento de ansiedade. A lavanda deve ser inalada com o auxílio de um difusor, entra pelo nariz e se dirige até o cérebro, afetando assim, o sistema límbico, que tem a função de controlar todo nosso humor e também nossas memórias.
Seu cheiro tem um poder incrível, podemos lembrar perfeitamente, em qualquer momento de nossas vidas, independente da atividade que estamos realizando. Através dos perfumes, podemos lembrar até de pessoas falecidas.
A aromaterapia faz parte da terapia holística, e tem um poder medicinal muito forte, no entanto, antes de decidir utilizar pergunte ao seu médico, caso já esteja fazendo uso de alguma medicação, ou já esteja em algum tratamento, não deixe de informar ao aroma terapeuta.
Alergias
No Brasil, as alergias mais populares são:
- Rinite alérgica, ou febre do feno, tem origem no pólen;
- Alergia devido a pêlos de animais;
- Asma;
- Eczema;
- Alergia a picada ou picada de inseto;
- Alergias à comida.
Para pessoas que tenham alergia a algum alimento, é necessário evitá-lo para não agravar seu quadro clínico. Caso continue consumindo este alimento, sua reação poderá se tornar mais grave, e caminhar para a conhecida anafilaxia. Essas alergias costumam causar forte desconforto, mas não levam ao óbito.
Muitas pessoas não sabem, mas a asma é agravada quando a pessoa se aproximar do pólen. A função dos óleos essenciais que são bons para alergia é de diminuir o alérgeno, e por consequência reduz o efeito da asma, trazendo assim, mais qualidade de vida.
Para quem tem problema de febre do feno, devemos utilizar óleos por meio da inalação para retardar os efeitos colaterais da asma, peça ajuda de um aroma terapeuta caso seja a primeira vez que esteja usando a aromaterapia.
Fazer a inalação de óleos essenciais pode nos trazer alívio de ansiedade, porém, os óleos essenciais também são capazes de tratar alergias, veja abaixo como usar os óleos que são bons para alergia:
Utilize um difusor e sinta um perfume delicioso no ambiente
Devemos fazer a adição de somente algumas gotas à água do banho, dessa maneira, podemos permitir que o vapor e o óleo possam se combinar, e conseguimos inalar tranquilamente.
Coloque um spray no ambiente
Os óleos essenciais podem ser ingeridos por via tópica, que é direto na superfície da pele. Recomendamos diluir o óleo em um óleo transportador, quando for passar na pele, para tratar problemas como psoríase.
Ao misturar com óleo transportador, podemos evitar irritações na pele, já que os óleos são extremamente potentes. Quando misturamos corretamente, podemos aproveitar ao máximo todos os seus benefícios, determinados óleos como o azeite, óleo de amêndoa ou óleo essencial são altamente indicados para o tratamento de alergias.
Para cada 5 gotas do óleo essencial que escolheu usar, coloque uma colher do óleo transportador. No entanto é orientado realizar um teste para não ter maiores problemas em sua pele, verifique também o cheiro do perfume se está forte ou não.
Quando aplicamos óleos essenciais direto na pele, estamos permitindo que o mesmo penetre em todas as camadas. Os óleos então, por meio da circulação sanguínea podem percorrer a área que deverá ser tratada e cuidada.
A aromaterapia não é uma terapia moderna, os povos antigos já utilizavam as plantas para tratamento de diversas doenças, todavia, os médicos mais jovens ainda continuam céticos com relação à eficácia da aromaterapia.
Na atualidade, já existem clínicas que oferecem a aromaterapia como tratamento terapêutico principalmente para mulheres grávidas que estão em fase de pré-natal, pois esta pode conceder alívio para diversos problemas crônicos e graves, como a quimioterapia, por exemplo.
Como usar os óleos essenciais que são bons para alergia?
Após saber a definição de aromaterapia, temos que aprender como usar os óleos essenciais. Com isso, conseguimos descobrir quais os óleos essenciais que são bons para alergia, e assim, podemos ficar livres desse terrível desconforto.
Cada quantidade de óleo pode ser boa para um determinado objetivo, e pode trazer alívio para uma determinada alergia. Em algumas situações, pode ser necessário adaptar a quantidade. Mas, boa parte dos óleos podem ser excelentes para o tratamento de diversas doenças.
Óleo essencial de lavanda
A lavanda é um dos óleos essenciais mais comuns que existem. Se deseja misturar lavanda, certamente não terá dificuldades em encontrar, os óleos essenciais que são bons para alergia podem ser encontrados em lojas e supermercados especializados em produtos naturais.
Podemos encontrar na lavanda, diversas propriedades que podem ajudar na cura de muitas doenças, e que são extremamente necessárias para a nossa saúde. É possível utilizar a lavanda para tratar diversos males.
Nos meses de verão, a rinite pode ser atacada devido ao pólen, ou febre do feno. Sendo assim, as propriedades da lavanda contribuem para a redução da inflamação, pode acalmar a sensação de coceira que é muito comum para esta doença.
A lavanda também ajuda a diminuir o tamanho das células da mucosa, estas células podem aumentar de tamanho quando a alergia começa a atacar. Os óleos essenciais que são bons para alergia podem ser úteis para aliviar também no sono.
Podemos usar a lavanda com a ajuda do difusor, os resultados obtidos são incrivelmente satisfatórios, é possível adicionar inclusive um cupom de gotas à água do banho, a sensação é perfeita para quem quer relaxar. Acrescente um óleo transportador, pois este pode ajudar a evitar irritações.
Misture óleos essenciais de Ravensara, germânio e sândalo
Os óleos essenciais que são bons para alergia, também podem ser misturados para alivio de complicações como dores crônicas. Podemos também tratar doenças como rinite alérgica, e o tratamento pode ser feito o ano inteiro. Quando fazemos a mistura na dosagem correta, podemos melhorar problemas como espirros, nariz entupido, coceira e coriza.
Para misturar corretamente, podemos utilizar óleo de amêndoa doce, que também pode servir como óleo transportador. Coloque-o em um difusor, para usufruir da melhor forma possível todas suas propriedades, ao colocar sobre a superfície da pele, podemos aliviar doenças crônicas, e as células também podem se beneficiar.
Óleo Essencial de Eucalipto
Com o eucalipto, podemos tratar gripes e resfriados, esta planta é encontrada em muitos remédios, devido às suas propriedades anti-inflamatórias. Graças à essas propriedades, a inflamação pode ser diminuída, assim conseguimos respirar sem problema nenhum. Temos que usar este eucalipto em épocas onde a alergia torna-se frequente.
Podemos sentir que o eucalipto tem uma leve sensação de menta, é exatamente esta sensação, que faz diminuir a irritação no nariz, e acaba deixando a pele mais fria, este é um dos óleos essenciais que são bons para alergia.
Com o auxílio de um difusor, o óleo pode flutuar no ambiente, com isso, podemos inspirar com mais facilidade. Caso não seja possível, em ambientes corporativos, por exemplo, podemos apenas adicionar algumas gotas em um pano, ou somente cheirar uma garrafa.
Óleo essencial de hortelã-pimenta
O óleo de hortelã-pimenta é conhecido como um dos óleos essenciais que são bons para alergia, e pode aliviar transtornos ligados à problemas de digestão, este óleo tem propriedades que são benéficas para nosso organismo.
Podemos usar o óleo de hortelã-pimenta para tratar a inflamação no nariz, pois apresenta o mesmo efeito de resfriamento, este óleo traz alívio no decorrer do dia, e assim podemos fazer com mais qualidade nossas atividades diárias.
Com um difusor e com um óleo transportador, temos que diluir para conseguir aplicar diretamente em nossa pele, e com isso, tratamos de maneira objetiva, os problemas de pele mais comuns.
Óleo essencial de melaleuca
Também conhecido como óleo da árvore do chá, é um dos óleos essenciais que são bons para alergia e que pode ter propriedades anti-inflamatórias porém, tem os mesmos benefícios do hortelã-pimenta e o eucalipto.
Devemos lembrar que, o óleo da árvore do chá pode provocar alergias em alguns indivíduos. Se quer fazer uso desse óleo, faça um teste antes de aplicar em sua pele de modo definitivo, assim se houver algum problema não use o óleo.
Outros benefícios dos óleos essenciais que são bons para alergia
Os óleos essenciais que são bons para alergia, nos trazem diversos benefícios à nossa saúde, e não somente alívio de alergias. Veja abaixo quais são os benefícios mais populares que podem ser conseguidos por meio do uso dos óleos:
- Tratamento de problemas de insônia e distúrbio do sono- por meio de estudos, comprovamos que a lavanda pode ser útil;
- Diminuição de efeitos da quimioterapia;
- Proporciona alívio de estresse;
- Podemos tratar depressão e ansiedade;
- Pode nos deixar humorados;
- Tratar problemas de pele;
- Diminuímos dores de cabeça;
- É possível tratar determinadas infecções e otimizar sistema imunológico (nestes casos, temos que passar por observação médica);
- Melhora no foco e concentração.
Se deseja saber mais sobre as propriedades medicinais que a natureza pode proporcionar, é necessário se especializar. No entanto, se estiver fazendo uso de medicamento, é fundamental se consultar com médico e informar sobre medicações que esteja utilizando. Caso não exista maiores problemas, ou qualquer outro tipo de restrição, é possível consumir os óleos.
Recomendações
Os óleos devem ser diluídos em um óleo transportador, dessa forma, podemos utilizar sem maiores transtornos. Ccaso contrário poderá ocorrer irritação. Jamais faça a ingestão de óleos essenciais, podemos utilizar somente dois métodos, que são tópicos ou inalados, sabemos que sua ingestão pode ser perigosa aos seres humanos.
Alguns chás poderão ser desenvolvidos a partir de determinados óleos, conforme orientações de alguns aromaterapeutas. Portanto os óleos devem ser diluídos em alta quantidade, por isso, deve ser feito apenas por um profissional altamente capacitado e experiente.
Se estivermos usando corretamente, não haverá problema algum para nossa saúde. Devemos ficar atentos com as temporadas de alergias, se houver necessidade, utilize os óleos com maior frequência para trazer ainda mais alívio para os sintomas.
Quando criar a primeira essência, e sentir seu cheiro irá se sentir encantado(a). Com certeza os óleos essenciais que são bons para alergia também vão ser bons para suas atividades cotidianas, e podem fazer com que seu ambiente seja um ambiente de paz.
Oportunidade para você…
Os óleos essenciais que são bons para alergia podem nos trazer diversos benefícios para nossa saúde, CONFIRA OUTRAS DICAS IMPORTANTES EM NOSSO BLOG para saber como levar uma vida mais saudável.
Seja prudente, tenha bom senso na hora que for misturar as essências, se estiver em dúvidas, consulte um aromaterapeuta!
2 comments on “Óleos essenciais que são bons para alergia”